Junta de Freguesia de Parada Junta de Freguesia de Parada

Caracterização

Freguesia de Parada

 Parada é uma freguesia portuguesa do concelho de Carregal do Sal do distrito de Viseu, com 15,23 km² de área e 806 habitantes (2011). Densidade: 57,3 hab/km².

    São também três os povos que constituem esta freguesia - Parada, Póvoa de Santo Amaro e Póvoa das Forcadas.

    Esta freguesia pertenceu ao concelho de São João de Areias, extinto por Decreto de 7 de Setembro de 1895, data em que ficou ligada ao concelho de Carregal do Sal, que atingiu, assim, as suas actuais dimensões.

    Em 1836, quando da criação do concelho de Carregal do Sal, tinha Parada 230 fogos e 900 indivíduos ( «Diário do Governo», nº252, de 24 de Outubro de 1836).

 

Parada

    Fica situada a cerca de 5Km de Carregal do Sal. Terra com bastante população, é zona essencialmente agrícola, tendo sofrido, todavia, forte impacto com a corrente de emigração, em princípio para o Brasil, Estados Unidos e Venezuela, e na década da sessenta demandando os países da Europa (França, Alemanha, Luxemburgo, etc...)
    Embora pouco se conheça do seu passado, é ,contudo, povo muito antigo, pois no documento de doação de 1137, já o seu nome ali figura.
    Também, datada de 1264 (1226 da Era de Cristo), existe uma escritura em que Mendo Sanches, de Ulveira de Currelos, doa, por sua morte, ao Bispo D. Egas e ao Cabido de Viseu, a metade que possuía da Vila de Ulveira (Currelos) e da Vila de Parada («Diálogos Morais e Políticos», de Manuel Botelho Ribeiro Pereira, manuscrito do século XVII, editado em 1955 pela Junta de Província da Beira Alta, fls.338 e 339).
    A Igreja Matriz é dedicada a São Miguel, padroeiro da freguesia. Bem situada e espaçosa, são notáveis as pinturas do seu tecto.
    Segundo a revista «Beira Alta», do ano de 1978, volume 37, págs.445-446, por escritura de 25 de Março de 1745, os eleitos em nome do povo e freguesia de Parada, por necessidade de se fazer de novo a Igreja daquele local, entregaram a obra, arrematada por 359000 réis, aos mestres pedreiros Damião José, do lugar de Papízios, e Manuel do Couto, da vila e então concelho de São João das Areias.
    Segundo a mesma escritura, a obra, com o corpo da Igreja e Torre, teria de ser acabada até à Páscoa primeira que viesse de 746(...).
    Data, assim, de 1746, a actual Igreja da freguesia de Parada.
    A sul da povoação, junto do Rio Mondego, existia a capela da Senhora da Ribeira, que deu o nome ao aprazível local, onde, anualmente, em 15 de Agosto, se faz uma interessante e típica romaria.
    A Barragem da Aguieira alagou o local e os extensos e férteis terrenos de cultura adjacentes.
 
Póvoa de Santo Amaro

    Antiga Póvoa do Sapo, a escassos 4Km de Carregal do Sal, é povoação da freguesia de Parada, donde dista cerca de 3Km. Tem uma bonita capela dedicada a Santo Amaro, onde, a 15 de Janeiro, se faz, anualmente, a sua romaria.

Póvoa das Forcadas

    A 1Km de Carregal, tem uma capela dedicada a Santo António, com festas anuais em Junho.
    Designava-se, outrora, por Póvoa da Francelheira. O então chamado Vale dos Forcados, parece estar ligado às origens do nome actual da povoação. De notar que ainda hoje se designa por Francelheira uma vasta zona a este e nordeste da povoação.


© 2025 Junta de Freguesia de Parada. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia